jusbrasil.com.br
24 de Setembro de 2017

Como estudar para concursos com pouco dinheiro? Conheça 3 Ferramentas gratuitas aqui.

O Jusbrasil é uma delas. Saiba o motivo!

Gerson Aragão, Defensor Público
Publicado por Gerson Aragão
há 2 anos

Como estudar para concursos com pouco dinheiro Conhea 3 Ferramentas aqui O Jusbrasil uma delas

Atualmente quem deseja passar em concurso precisa de alguns materiais e ferramentas para ser aprovado ou acelerar sua aprovação. Por isso, a maioria imagina que é caro estudar para concursos.

Vou mostrar aqui 3 ferramentas que eu utilizava, praticamente sem custo, quando estudava para concursos. Vamos a elas:

1. Legislação no site do Planalto.

Se existe algo importante de se estudar é a legislação. Pelo simples fato de que a maior parte das questões das provas apenas reproduzem o texto das leis.

Muita gente compra o vade mecum em livrarias, mas isso, na maioria das vezes, é caro e ineficiente. Minha recomendação é seguir os seguintes passos:

  • Analisar o edital anterior do concurso que você deseja ser aprovado: nessa análise você verá que os assuntos mencionados são, na verdade e em sua maior parte, leis ou capítulos dessas leis.
  • Entender qual a importância de cada um dos assuntos no edital: devido ao fato do edital, quase sempre, ser imenso, é preciso priorizar quais leis e capítulos você lerá primeiro. Qualquer concurseiro que estuda sério para concursos sabe que é quase impossível estudar com qualidade e revisar com frequência todos os itens do edital. Por isso é importante ter um edital sintetizado, de modo que haja um grau de priorização nos estudos.
  • Imprimir ou salvar em pdf a legislação no site do planalto: basta ir no site do planalto e criar um arquivo em pdf ou imprimir as leis e assuntos mais relevantes do seu edital sintetizado. Com isso o seu material de leis ficará enxuto.

2. Questões no PCI concursos.

Resolver questões é tão importante quanto estudar e revisar. Mas você não precisa de sistemas ou sites pagos para estudar questões de concurso.

No site do PCI concursos você pode baixar em pdf as provas anteriores que desejar com os respetivos gabaritos. Na maioria das vezes esse site tem mais provas e mais questões do que qualquer outro site.

O fato de você realizar essa análise já vai colaborar para seus estudos, pois como você vai ver no item abaixo a pesquisa pela resposta aumenta seu raciocínio sobre a matéria estudada.

3. Estudar temas doutrinários e tirar dúvidas no JusBrasil.

Por fim, você precisa estudar temas doutrinários tirar suas dúvidas.

Todos os temas selecionados em seu edital sintetizado pode estar em 3 locais: legislação, que você estuda pela ferramenta número 1, doutrina ou jurisprudência.

Você pode buscar os temas doutrinários e jurisprudenciais, se for o caso, no JusBrasil. Provavelmente será muito fácil de encontrar o tema para estudar de forma gratuita aqui.

Como você pode ver é possível sim estudar de forma gratuita ou quase gratuita utilizando essas ferramentas e estratégias. Se você estuda para concursos e quer saber as técnicas que eu utilizei para ser aprovado em concursos como Defensor e Analisa, clique aqui para baixar gratuitamente o meu livro digital.

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito bom Gerson! Ontem mesmo eu li um artigo aqui no JusBrasil uma história de superação de um ex-morador de rua que foi aprovado num concurso do Banco do Brasil estudando por conta própria, sem gastar nem um tostão. continuar lendo

Obrigado, dr. Gerson!!! A dica nº 2 foi a mais útil para mim, pois estava sem saber para onde ir na hora de fazer questões. continuar lendo

Obrigado Rhoger. Grande Abraço continuar lendo

Parabéns nobre, é quase isso que estou fazendo, só faltou tirar as dúvidas no jusbrasil. Assim, agradeço as dicas. continuar lendo

Os cursos no cursinho IOB/Marcato on line (é só digitar no google) são muito baratos e dependendo da quantidade de gente que você indica sai de graça o curso.

Eu paguei em um cursinho para delegado apenas R$ 200 reais que se fosse presencial custaria mais de R$ 2 mil reais.

Os professores são muito bons.

Estou tendo aula com o Promotor de Justiça do Sul do país e ex-delegado Alexandre Salim.

Um outro dá aulas há mais de 10 anos na Magistratura do Rio de Janeiro.

Tem outros que possuem Doutorado pela USP.

Não conheço os donos e nem estou fazendo propaganda.

É possível assistir aulas gratuitas pelo You Tube de outros bons cursinhos como o Méritus,TV justiça, etc.

Recomendo às aulas do Aprígio de Souza, medicina legal.

É só digitar "Medicina Legal Aprígio de Souza"

A aula dele me ajudou a ser aprovado dentro do número de vagas em um concurso de nível superior. continuar lendo