jusbrasil.com.br
17 de Agosto de 2017

Sorte em Concursos

Gerson Aragão, Defensor Público
Publicado por Gerson Aragão
há 4 meses

Sorte em Concursos

“Ei, boa sorte, amanhã vai dar tudo certo!”

“Ah, não estudei muito não, vou na sorte mesmo, vai que né?…”

“Nossa! Você passou para segunda fase: que sorte! Parabéns.”

Quem nunca ouviu ou disse algumas dessas assertivas acima? Pois é, muita gente ainda pensa que para passar em concurso público, ter um pouco de sorte basta.

Uma preparação para realizar uma boa prova, a depender do concurso almejado, requer pelo menos algumas das qualidades abaixo do concurseiro:

  • Motivação
  • Disciplina
  • Responsabilidade
  • Boas técnicas
  • Resolução de questão
  • Estudo de jurisprudência
  • Leitura de lei seca
  • Outros

Percebam que o que separa as duas primeiras assertivas da última do inicio deste texto, é que naquelas, possivelmente trata-se de pessoas que não se prepararam devidamente ou se quer estudaram de fato, quer seja porque começou a estudar agora, ou porque não decidiram qual concurso fazer, nem sabem se querem a esfera federal ou estadual, enquanto que a última assertiva do inicio do texto, demonstrou tratar-se de um concurseiro que apresentou algumas das qualidades acima, mas que mesmo assim teve seu sucesso/ êxito atrelado a sorte!

De certo que não se pode negar que a presença da mencionada “álea“ pode potencializar pessoas bem preparadas e ajudar minimamente outras que não se prepararam tanto assim.

Porém, o fato é que as pessoas em geral não tendem a dar valor a caminhada, e se importam, tão somente, com o resultado: “iai, passou?“.

Esquecem que o resultado foi um construído de horas de estudos, desenvolvimento de técnicas e dedicação, de modo que quando um concurseiro atinge a aprovação, é como se a trajetória anterior sumisse e como em um passe de mágica, foi nomeado no certame desejado, por pura sorte.

Querem saber de um segredo? Tudo é questão de perspectiva.

Se é para dizer que foi “sorte“, então estudem, estudem e estudem, pois quanto mais estudar, quanto mais tiver disciplina e focar em suas metas, mais SORTE você vai ter!

Mas, se você é o tipo de pessoa que está fugindo dela, então também estude, estude e estude, pois quanto mais você estudar, menos coisas desconhecidas tendem a aparecer em sua prova, de forma que se você estiver bem familiarizado com as questões e abordagens daquela prova, não precisará da incidência dessa “álea“ na sua vida de concursos.

Se você estuda para concursos e quer saber as técnicas que eu utilizei para ser aprovado em concursos como Defensor e Analisa, clique aqui para baixar gratuitamente o meu livro digital.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)