jusbrasil.com.br
22 de Junho de 2021

Resumo manuscrito x Resumo digitado – quem vence essa batalha?

Gerson Aragão, Defensor Público
Publicado por Gerson Aragão
há 4 anos

Resumo manuscrito x Resumo digitado quem vence essa batalha

Todo mundo sabe que pra fixar melhor o conteúdo estudado, um bom resumo é peça chave! E o melhor resumo não é o que os outros fazem, mas o seu próprio.

Isso porque quando se faz as próprias anotações do conteúdo, cria-se uma relação de intimidade com ele. Por exemplo: você se lembra do exemplo engraçado dado pelo professor; daquela jurisprudência que estudou anteontem, do mnemônico que aprendeu resolvendo aquela questão.

Um bom resumo, além de feito pelo próprio concurseiro, deve ser, como seu próprio significado diz, sintético. Um resumo de um capítulo de 50 páginas feito em 20 páginas definitivamente não é um resumo, mas um novo livro!

As duas formas de se fazer um resumo, independentemente de outras técnicas adicionais que lhe possam ser acrescidas (ex. Gráficos, mapas mentais etc), são a manuscrita e a digitada.

Vejamos abaixo alguns de seus prós e contras:

Resumo manuscrito x Resumo digitado quem vence essa batalha


Resumo manuscrito x Resumo digitado quem vence essa batalha


Para fins de fixação de conteúdo, o resumo manuscrito é rei! Mas é melhor que seja usado por quem tem maior tempo disponível – isto é, se você não tem edital publicado e quer fazer uma boa base, esse é o melhor resumo a se fazer.

Se, porém, já saiu seu edital, o dinamismo e a rapidez do resumo digitado podem pesar a seu favor.

Escolhendo um ou outro, tenha sempre em mente buscar fazer um resumo sintético, compacto, pequeno, direto, que cabe no bolso, enfim: busque a ideia central, use palavras-chave e revise constantemente seu resumo.

Quer saber qual tipo de resumo o Gerson usou pra passar nos concursos dele? Olha aqui:

https://www.youtube.com/embed/pqjYCMebjSI

Ainda tem alguma dúvida? Quer contar como foi/é sua experiência com resumos? Comente aqui embaixo!

[1] http://super.abril.com.br/ciencia/escreveramaoemelhor-do-que-digitar/

Se você estuda para concursos e quer saber as técnicas que eu utilizei para ser aprovado em concursos como Defensor e Analisa, clique aqui para baixar gratuitamente o meu livro digital.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)