jusbrasil.com.br
17 de Agosto de 2017

O que fazer no meu tempo ocioso?

Gerson Aragão, Defensor Público
Publicado por Gerson Aragão
há 2 meses

Nesse século XXI, muito mais do que em períodos anteriores, nunca a otimização do tempo foi algo tão buscado por qualquer pessoa, empresa ou organização.

Os concurseiros, obviamente, não podem estar de fora dessa busca de produtividade e de melhor manejo do tempo, afinal todos querem passar em menor tempo e utilizando menos horas, de forma a também aproveitar os momentos de lazer ou outras tarefas.

Nesse sentido, muita gente acha que perde bastante tempo em atividades cotidianas, que poderia ser usado para estudar.

Pois bem. Essas “horas mortas” podem, sim, de uma maneira criativa, serem usadas em seu favor na preparação para concursos públicos. Vejamos algumas dicas:

1) Estudando durante deslocamentos

Se você gasta um bom período do seu tempo no trânsito para ir ao seu trabalho, seu local de estudos e à sua casa, pode usar esses momentos para estudar de uma maneira mais leve.

a) se está dirigindo ou faz trajeto em transporte coletivo em pé, pode optar por estudar via áudio. Audiobooks, suas próprias gravações de aula ou de resumos ou até mesmo leis em áudio são bons meios para isso. No caso deste último, recomendamos o canal do Youtube Voxjus.

b) se é passageiro em automóvel ou faz trajeto sentado em transporte coletivo, além de estudar por áudio, pode assistir a videoaulas ou ler livros, resumos e a legislação.

2) Estudando em outros momentos

a) Quando precisar pegar filas no banco ou estiver acompanhando alguém ou aguardando consulta médica/odontológica/psicológica etc, pode usar as estratégias listadas no item anterior, dependendo do que for mais conveniente.

Se preferir ler ou assistir a algo e o local não é silencioso, pode por os fones de ouvido e ouvir algo suave, como música clássica ou White noise[1] (há canais no Youtube, Spotify, Deezer etc com várias playlists).

b) Se, por exemplo, tem tempo disponível no horário do almoço, pode usar parte dele para estudar algo ou resolver questões, por exemplo. Lembre-se, todavia, que você não pode apressar seu tempo de refeição, pois isso pode atrapalhá-lo quando da digestão, afetando sua saúde e concentração.

3) Como contabilizar esse tempo?

É importante atentar para o fato de que o estudo durante os momentos acima listados não ocorre num ambiente livre de distrações, que é o ideal para seus estudos.

Dessa forma, considere como efetivo tempo de estudo aquele realizado no ambiente que você destina para estudar por mais tempo (biblioteca, quarto, escritório, sala de estudo).

Esses outros horários em que você encaixa um tempinho pra ler/ouvir/assistir algo devem ser dedicados a um estudo, digamos, mais despretensioso – um apanhado de uma matéria que será estudada em breve ou uma revisão mais leve do que já foi estudado.

A despeito disso, não estamos dizendo que esse período de estudo no carro, ônibus, metrô, trem, avião, fila do banco etc é de menor importância. Muito pelo contrário: você se surpreenderá em como ele lhe será útil nas próximas provas que vier a fazer!

Essa prática lhe será útil não só nos estudos, mas em muitos outros momentos, como testemunha Gerson Aragão nesse vídeo:https://www.youtube.com/embed/Kf7gseIRT_I

Esperamos que tenha gostado dessa dica! Muitas outras você encontra no ebook do Método de Aprovação, nesse blog e nas redes sociais do Curso!

[1] Consiste em áudio reproduzindo sons ou barulhos mais relaxantes, ex. Chuva, mar, ruído de ventilador etc. Vide: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ru%C3%ADdo_branco.

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Com suas dicas do canal do YouTube melhorei meu desempenho em questões de 45% para 65%!
Parabéns pelo método! 👏?🏻?👏?🏻?👏?🏻?👏?🏻?❤️ continuar lendo

Excelentes matéria! continuar lendo