jusbrasil.com.br
17 de Outubro de 2017

Como estudar assuntos que desconheço?

Gerson Aragão, Defensor Público
Publicado por Gerson Aragão
há 3 meses



É bastante comum que os concurseiros se deparem com matérias que nunca estudaram, seja porque não tem a ver com sua área de formação, seja porque não existia a disciplina ou ela era facultativa no currículo acadêmico.

Daí bate aquele (leve) desespero: e agora? Como devo estudar essa matéria?

Como se sabe, em regra, recomendamos que o estudo para concurso se inicie com a análise de questões para se fazer um mapeamento do edital, gerando o edital sintetizado. Sabendo os temas mais abordados, daí se parte para a formação de sua base de conhecimento, por meio de livros, sinopses, videoaulas, leitura da lei e resolução de questões.

Em disciplinas jurídicas nunca estudadas, no entanto, é mais recomendável que o candidato inicie seus estudos realmente da introdução da matéria, conhecendo seus princípios e aplicação prática. Para tanto, as aulas (presenciais, telepresenciais ou online) caem como um luva, porque a didática do professor poderá conduzi-lo a conhecer, compreender e aprofundar a matéria.

Em disciplinas não jurídicas, a dica é a mesma, porque dominar uma matéria totalmente alheia à sua área de formação demandará mais esforço para compreendê-la.

Nos dois casos acima, ao longo da formação de sua base de conhecimento, já inicie a resolução de questões, de forma a consolidar o seu conhecimento, bem como conhecer que tópicos são mais abordados e evitar cair em “pegadinhas”.

Um bom resumo dessas dicas está nesse vídeo do Gerson Aragão:

Aproveitamos para convidá-lo a se inscrever no nosso canal de Youtube, no facebook e no Instagram.

Até a próxima dica!



0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)