jusbrasil.com.br
20 de Julho de 2017

Responder questão sem saber o assunto?

Gerson Aragão, Defensor Público
Publicado por Gerson Aragão
há 8 dias

Resultado de imagem para Responder questo sem saber o assunto

Um dos maiores erros cometidos pelos concurseiros é menosprezar a resolução de questões como forma de estudo.

Para muitos, basta assistir muita vídeo aula, ler uma doutrina sobre o assunto, ler alguns artigos e se der tempo, fazer algumas poucas questões.

Bom, nesta frase acima, há vários erros, mas vamos nos concentrar no último e piores dos erros: Falta de tempo para a resolução de questões.

Mas por que é tão importante o ato de resolver questão?

#PRIMEIRO: Porque você passa a conhecer melhor o perfil de cobrança da banca examinadora sobre aquela determinada matéria.

#SEGUNDO: Porque você aprende o que é mais importante estudar naquele determinado assunto. Cada matéria possui vários assuntos, sendo que cada um deles possuem seus sub-tópicos.

Quando você resolve questões, percebe que apenas alguns ou um daqueles “sub-tópicos“ é o mais cobrado nas provas daquela banca examinadora.

Assim, isso já otimiza seu tempo no momento do estudo a fim de priorizar os assuntos de maior predileção da banca.

No entanto, você pode está se perguntando: “mas e se eu não souber nada daquela matéria, mesmo assim devo iniciar fazendo questões?“

E a resposta é sim! Claro que em se tratando de situações que a pessoa sequer faz ideia do que é aquele assunto de certa matéria, vale a pena pegar uma vídeo – aula rápida ou uma apostila, sinopse para ter este primeiro contato.

Mas tirando essas situações extremas, é estratégico fazer uma análise das questões primeiros, veja como foi abordado o assunto, depois faça uma análise dos comentários das questões.

Essa estratégia pode ser executada mediante um site de resolução de questões ou de um bom livro de questões comentadas.

Portanto, esse é o #TERCEIRO motivo para não só reservar um tempo maior para resolução de questão, mas também para iniciar seu estudos por elas, pois as questões lhe darão um direcionamento do que estudar e uma compreensão maior do assunto.

Depois da introdução desta estratégia nos estudos, notarão uma maior otimização de seu tempo. Assim, deve-se partir para uma leitura de doutrina leve, leitura da legislação para complementar o estudo.

Espero que tenham gostado das dicas.

Não deixem de assistir o vídeo do Prof. Gerson sobre o tema, logo abaixo:

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)